A tomada de Lisboa no século XII: uma “outra história” da História
Resumo
Consideramos que a contemporanei-dade tem, nos acontecimentos do período me-dieval, uma de suas importantes fontes sobre fatos e reflexões acerca deles. Este artigo apre-senta uma reflexão sobre o Cerco de Lisboa, tomando como objeto o romance História do cerco de Lisboa, de José Saramago. Constata-se, pois que os autores de romances históricos bus-cam empregar, de forma sistemática, persona-gens da História na ficção literária, fazendo com que se revele mais fortemente, nesse gêne-ro, uma focalização heterodoxia e uma descons-trução de alguns referentes, em busca de uma reconstituição da História dentro da ficção. Escrito sob o signo da ironia, a história alterna-tiva apresentada pelo revisor Raimundo Silva, sobre o cerco de Lisboa permite-nos conhecer a importância do gênero em questão, para os estudos literários e históricos, visto que esse permite repensar o passado de diversas manei-ras, interessa-nos investigar a inversão do rele-vo das personagens dentro do dialogismo soci-al enfocado por Saramago, assim como a cons-trução de uma realidade fictícia que se constrói paralelamente aos fatos históricos.
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