Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Cambria de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado ou negrito; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O campo do formulário "Referências" foi preenchido, sem URL e sem substituir nomes de autores repetidos por traços.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

 ARTIGOS

1. A Signum - Revista da ABREM aceita artigos de doutores e doutorandos em Letras, História, Filosofia, Direito, Artes e disciplinas afins. A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sob avaliação para publicação em outra revista; casos em contrário, devem ser justificados em anexo acrescido ao texto, cuja pertinência para publicação será avaliada pelo Conselho Editorial.

2. Os artigos não devem exceder o limite de 60.000 caracteres com espaço, incluindo as notas.

3. Os artigos podem ser redigidos em português, inglês ou em espanhol. Após o título, os artigos devem conter na primeira página um resumo (de 700 a 1.000 caracteres com espaço) e 03 palavras-chave. Devem constar no artigo versões em língua inglesa do título, do resumo e das palavras-chave. Quando o manuscrito estiver redigido em inglês, a versão do título e das 03 palavras-chave deve vir em português.

4. As referências bibliográficas devem vir em nota de rodapé, em estrita conformidade com as regras da ABNT. Os textos enviados à revista NÃO devem possuir como o sistema de referências o modelo Autor-Data (AUTOR, 9999: 99).

5. Não deve ser acrescida bibliografia ao final do texto.

6. A listagem bibliográfica deve constar no campo correspondente do formulário eletrônico de submissão.

7. As colaborações devem ser enviadas em Cambria, tamanho 12; espaçamento 1,5 e com margens de 3 cm. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, sem aspas, compondo parágrafo com recuo, à esquerda, de 4 cm, com tamanho de fonte 11 e espaçamento simples. O mesmo vale para marcadores inseridos no texto e comentários inseridos junto a imagens.

8. Imagens, quando utilizadas, devem conter, obrigatoriamente a fonte.

9. Os artigos devem ser enviados como arquivos em formato Microsoft Word ou RTF.

10. Todos os textos submetidos serão analisados pela Comissão Editorial que julgará a adequação ao escopo da revista e às normas técnicas e encaminhará o material para a avaliação por pares cega, feita por dois avaliadores. O autor será avisado da decisão e terá prazo para fazer ajustes, quando necessários. A Comissão Editorial decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas.

11. O processo de submissão é online, pelo sítio eletrônico: https://abrem.org.br/index.php/signum/. Para a submissão é necessário cadastrar-se na plataforma. Em caso de dificuldades, entrar em contato pelo endereço eletrônico: signumabrem@gmail.com

12. Os artigos devem ser submetidos sem indicação de autoria. Os dados do autor e a menção às agências de fomento devem ser feitas no formulário eletrônico de submissão.

13. Cada autor poderá submeter um único artigo por vez à avaliação. Caso o artigo seja publicado, o autor deverá esperar o prazo de 2 (dois) anos para submeter novamente artigo à avaliação da revista.

 

RESENHAS

1. As resenhas devem conter até 18.000 caracteres com espaço.

2. Os textos devem contemplar obras sobre os Estudos medievais publicadas em, no máximo, 5 anos.

3. A primeira linha deve apresentar o título e imediatamente abaixo a referência bibliográfica completa da obra resenhada.

4. As referências devem aparecer em nota de rodapé, em estrita conformidade com as regras da ABNT.

5. As colaborações devem ser enviadas em Cambria, tamanho 12, espaçamento 1,5 e com imagens de 3 cm. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, sem aspas, compondo parágrafo com recuo, à esquerda, de 1,5 cm, com tamanho de fonte 11 e espaçamento simples.

 

DOCUMENTOS HISTÓRICOS

1. Devem ser submetidas traduções inéditas em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. No caso de nova versão para traduções já existentes, deve-se justificá-la adequadamente, pelo trabalho crítico ou por novos critérios de adaptação linguística dos textos em questão.

2. As traduções deverão ser antecedidas por uma apresentação de até 30.000 caracteres com espaço, cujo texto deve estar em conformidade com todas as normas estipuladas para a confecção de artigos.

3. As traduções iniciam-se na lauda seguinte a apresentação.

4. Por toda sua extensão, as traduções devem ser dispostas em estrutura bilíngue, isto é, duas colunas a cada lauda, sendo a coluna esquerda reservada para o texto original e a da direita para a versão em português. Preferencialmente, as laudas devem ser dispostas em formato de tabela com todas as bordas transparentes. O início e o término da tradução em português, à direta, devem coincidir com o início e o término do texto original, à esquerda, em cada lauda.

5. O formato dos textos documentais deve ser em fonte Cambria tamanho 12, espaçamento simples.

 

TRADUÇÕES

A Signum publica também traduções de artigos originalmente escritos em língua estrangeira (excetuadas as línguas inglesa e espanhola), por autor estrangeiro/brasileiro, desde que:

1) o texto em questão manifeste grande relevância para os estudos medievais;

2) seu autor tenha produção acadêmica destacada;

3) o autor ou detentor dos direitos autores tenha dado permissão para tradução e publicação. O tradutor de artigos estrangeiros pode inserir uma apresentação do texto (sobretudo quando se tratar de texto considerado clássico), desde que não ultrapasse o limite de 7.000 caracteres com espaço.

 

ENTREVISTAS

A Signum publica também entrevistas originais, desde que:

1) a entrevista em questão manifeste grande relevância para os estudos medievais;

2) o autor e o entrevistado tenham produção acadêmica destacada;

3) o entrevistado tenha dado permissão para a entrevista e publicação.

 

DIRETRIZES PARA ORGANIZADORES DE DOSSIÊS

 

  1. DINÂMICA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOSSIÊS - TERMOS GERAIS:

1.1 – A Signum: revista da ABREM abre anualmente chamada pública para propostas de dossiês temáticos, abrangendo os dois números do ano seguinte.

1.2 – A seleção, conduzida pelo Editoria, tem seu resultado divulgado no início do ano.

 

  1. CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO COMO PROPONENTE DE DOSSIÊ:

2.1 – Os dossiês podem ser propostos por até três organizadores com título de doutor;

2.2 – Os organizadores devem estar vinculados a Grupos de Pesquisa e Instituições de Ensino Superior (nacionais ou estrangeiras) com reconhecimento acadêmico na área temática do dossiê.

 

  1. DAS PROPOSTAS DE DOSSIÊ:

3.1 – A proposta deverá ter relevância historiográfica, originalidade temática e explorar uma das várias dimensões do conhecimento contempladas no escopo mais amplo do periódico;

3.2 – As propostas devem especificar o tipo de captação de artigos: chamada aberta, convite, ou uma abordagem combinada. O tipo de captação deve considerar os cronogramas de recepção, avaliação, apresentação e diagramação dos artigos com as publicações em junho e dezembro de cada ano.

 

  1. ESTRUTURA E FORMA DAS PROPOSTAS SUBMETIDAS:

4.1 – As propostas de dossiês devem consistir em um texto argumentativo, com no máximo uma lauda, que apresente a temática escolhida e sua relevância nos estudos medievais;

4.2 – As propostas devem indicar os nomes dos organizadores, titulação, vínculos institucionais e links para currículos acadêmicos;

4.3 – As propostas devem ser enviadas em arquivo de texto para o e-mail signumabrem@gmail.com (Assunto: Proposta de dossiê – seleção 20XX);.

 

  1. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS PROPOSTAS E DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

5.1 – Em relação aos proponentes, serão considerados a titulação, o histórico acadêmico, financiamentos obtidos e a experiência em outras publicações científicas;

5.2 – Quanto à proposta, serão avaliadas a originalidade, a viabilidade e o impacto da publicação, em termos de distribuição geográfica e linguística;

5.3 – A Editoria fará contato para validar os cronogramas com os organizadores e solicitar a versão em inglês das propostas aprovadas;

5.4 – As propostas selecionadas serão divulgadas até o mês de janeiro do ano vigente das publicações.

 

  1. DA SELEÇÃO DE ARTIGOS QUE IRÃO COMPOR OS DOSSIÊS CONTEMPLADOS.

6.1 – Os dossiês com chamada aberta ou combinada terão seus cronogramas divulgados para captação de artigos por meio dos sites oficiais, e-mails e redes sociais;

6.2 – Os artigos recebidos para publicação devem ser inéditos, cumprir as Diretrizes para Autores e ser avaliados por pareceristas;

6.4 – Os artigos aprovados serão submetidos à revisão e diagramação pela Comissão Editorial da revista antes da publicação.

*Os organizadores não devem ser autores ou coautores de artigos no dossiê que organizam.

 

  1. DAS RESPONSABILIDADES DOS ORGANIZADORES:

7.1 – Verificar se cada contribuição é original, inédita e aderente ao tema do dossiê;

7.2 – Encaminhar os artigos recusados por inadequação temática à Editoria, para que sejam submetidos à seção de “Artigos Livres”;

7.3 – Garantir que o dossiê contenha no mínimo 6 e no máximo 15 artigos;

7.4 – Informar à Editoria da revista a aprovação de resenhas, traduções e entrevistas submetidas ao dossiê;

7.5 – Manter contato frequente com a Editoria, em conformidade com o cronograma e os compromissos previamente estabelecidos;

7.6 – Definir e informar à Editoria a ordem em que os artigos do dossiê serão apresentados no sumário da edição;

7.7 – Elaborar o texto de apresentação do dossiê;

7.8 – Cumprir o prazo para entrega do dossiê de acordo com o cronograma, uma vez que atrasos podem prejudicar a publicação, a divulgação e a avaliação da revista.

 

  1. EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO:

8.1 – Os dossiês aprovados serão publicados nos números da Signum, seguindo a ordem determinada pela Editoria e acordada com os organizadores.

8.2 – A montagem e diagramação serão realizadas pela Equipe Editorial, a partir do conjunto de artigos aprovados, da apresentação fornecida pelos organizadores do dossiê e de outros materiais aprovados pela Editoria, provenientes do fluxo contínuo, caso existam.

8.3 – A edição será publicada em formato digital.

 

Artigos

Política padrão de seção

Práticas religiosas e circulação de mediadores no Medievo (2025.1)

Chamada aberta até 30 de setembro de 2024

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.