Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Cambria de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado ou negrito; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O campo do formulário "Referências" foi preenchido, sem URL e sem substituir nomes de autores repetidos por traços.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES

 ARTIGOS

1. A Signum - Revista da ABREM aceita artigos de doutores e doutorandos em Letras, História, Filosofia, Direito, Artes e disciplinas afins. A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sob avaliação para publicação em outra revista; casos em contrário, devem ser justificados em anexo acrescido ao texto, cuja pertinência para publicação será avaliada pelo Conselho Editorial.

2. Os artigos não devem exceder o limite de 60.000 caracteres com espaço, incluindo as notas.

3. Os artigos podem ser redigidos em português, inglês ou em espanhol. Após o título, os artigos devem conter na primeira página um resumo (de 700 a 1.000 caracteres com espaço) e 03 palavras-chave. Devem constar no artigo versões em língua inglesa do título, do resumo e das palavras-chave. Quando o manuscrito estiver redigido em inglês, a versão do título e das 03 palavras-chave deve vir em português.

4. As referências bibliográficas devem vir em nota de rodapé, em estrita conformidade com as regras da ABNT. Os textos enviados à revista NÃO devem possuir como o sistema de referências o modelo Autor-Data (AUTOR, 9999: 99).

5. Não deve ser acrescida bibliografia ao final do texto.

6. A listagem bibliográfica deve constar no campo correspondente do formulário eletrônico de submissão.

7. As colaborações devem ser enviadas em Cambria, tamanho 12; espaçamento 1,5 e com margens de 3 cm. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, sem aspas, compondo parágrafo com recuo, à esquerda, de 4 cm, com tamanho de fonte 11 e espaçamento simples. O mesmo vale para marcadores inseridos no texto e comentários inseridos junto a imagens.

8. Imagens, quando utilizadas, devem conter, obrigatoriamente a fonte.

9. Os artigos devem ser enviados como arquivos em formato Microsoft Word ou RTF.

10. Todos os textos submetidos serão analisados pela Comissão Editorial que julgará a adequação ao escopo da revista e às normas técnicas e encaminhará o material para a avaliação por pares cega, feita por dois avaliadores. O autor será avisado da decisão e terá prazo para fazer ajustes, quando necessários. A Comissão Editorial decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas.

11. O processo de submissão é online, pelo sítio eletrônico: https://abrem.org.br/index.php/signum/. Para a submissão é necessário cadastrar-se na plataforma. Em caso de dificuldades, entrar em contato pelo endereço eletrônico: signumabrem@gmail.com

12. Os artigos devem ser submetidos sem indicação de autoria. Os dados do autor e a menção às agências de fomento devem ser feitas no formulário eletrônico de submissão.

13. Cada autor poderá submeter um único artigo por vez à avaliação. Caso o artigo seja publicado, o autor deverá esperar o prazo de 2 (dois) anos para submeter novamente artigo à avaliação da revista.

 

RESENHAS

1. As resenhas devem conter até 18.000 caracteres com espaço.

2. Os textos devem contemplar obras sobre os Estudos medievais publicadas em, no máximo, 5 anos.

3. A primeira linha deve apresentar o título e imediatamente abaixo a referência bibliográfica completa da obra resenhada.

4. As referências devem aparecer em nota de rodapé, em estrita conformidade com as regras da ABNT.

5. As colaborações devem ser enviadas em Cambria, tamanho 12, espaçamento 1,5 e com imagens de 3 cm. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, sem aspas, compondo parágrafo com recuo, à esquerda, de 1,5 cm, com tamanho de fonte 11 e espaçamento simples.

 

DOCUMENTOS HISTÓRICOS

1. Devem ser submetidas traduções inéditas em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. No caso de nova versão para traduções já existentes, deve-se justificá-la adequadamente, pelo trabalho crítico ou por novos critérios de adaptação linguística dos textos em questão.

2. As traduções deverão ser antecedidas por uma apresentação de até 30.000 caracteres com espaço, cujo texto deve estar em conformidade com todas as normas estipuladas para a confecção de artigos.

3. As traduções iniciam-se na lauda seguinte a apresentação.

4. Por toda sua extensão, as traduções devem ser dispostas em estrutura bilíngue, isto é, duas colunas a cada lauda, sendo a coluna esquerda reservada para o texto original e a da direita para a versão em português. Preferencialmente, as laudas devem ser dispostas em formato de tabela com todas as bordas transparentes. O início e o término da tradução em português, à direta, devem coincidir com o início e o término do texto original, à esquerda, em cada lauda.

5. O formato dos textos documentais deve ser em fonte Cambria tamanho 12, espaçamento simples.

 

TRADUÇÕES

A Signum publica também traduções de artigos originalmente escritos em língua estrangeira (excetuadas as línguas inglesa e espanhola), por autor estrangeiro/brasileiro, desde que:

1) o texto em questão manifeste grande relevância para os estudos medievais;

2) seu autor tenha produção acadêmica destacada;

3) o autor ou detentor dos direitos autores tenha dado permissão para tradução e publicação. O tradutor de artigos estrangeiros pode inserir uma apresentação do texto (sobretudo quando se tratar de texto considerado clássico), desde que não ultrapasse o limite de 7.000 caracteres com espaço.

 

ENTREVISTAS

A Signum publica também entrevistas originais, desde que:

1) a entrevista em questão manifeste grande relevância para os estudos medievais;

2) o autor e o entrevistado tenham produção acadêmica destacada;

3) o entrevistado tenha dado permissão para a entrevista e publicação.



DIRETRIZES PARA ORGANIZADORES DE DOSSIÊS

 

  1. DINÂMICA DO PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOSSIÊS - TERMOS GERAIS:

 

1.1 – A Signum: revista da ABREM abrirá a chamada pública para propostas de dossiê temático anualmente; esta chamada contemplará os dois números que serão publicados no ano subsequente;

1.2 – As propostas passarão por processo seletivo organizado e coordenado pelo Conselho Editorial e Científico da revista;

1.3 – O resultado do processo seletivo será divulgado no início de cada ano;

1.4 – O Calendário sob o qual os Dossiês aprovados estarão submetidos será informado aos organizadores juntamente com a Carta de Aceite da proposta;

1.5 – A desistência por parte dos Organizadores de Dossiê deve ser informada com antecedência, de modo que não atrapalhe sua substituição pelo dossiê seguinte. Para tanto, considera-se que os dois (2)dossiês selecionados deverão estar em fase de produção desde o início de cada ano.

 

  1. CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO COMO PROPONENTE DE DOSSIÊ:

2.1 – Os dossiês podem ser propostos por até três (3) organizadores/proponentes com título de doutor e, preferencialmente, vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) nacional ou estrangeira;

2.2 – Os organizadores precisam estar vinculados a Grupos de Pesquisa e Instituições de Ensino Superior (nacional ou estrangeira), que possuam reconhecida competência acadêmica na área temática em que o dossiê será proposto;

2.3 – Os currículos Lattes/CNPq dos proponentes devem estar disponíveis na ocasião da avaliação das propostas.

 

  1. DAS PROPOSTAS DE DOSSIÊ:

3.1 – A proposta temática deverá ser de relevante contribuição historiográfica;

3.2 – Os dossiês devem abordar uma das diversas dimensões do conhecimento dentro do escopo mais amplo previsto pelo periódico;

3.3 – As propostas precisam conter justificativa de relevância historiográfica e originalidade temática.

 

  1. ESTRUTURA E FORMA DAS PROPOSTAS SUBMETIDAS:

4.1 – As propostas de dossiês devem ser constituídas por um texto argumentativo/descritivo, de no mínimo 2 parágrafos e no máximo 1 lauda, sobre a temática escolhida e sobre sua relevância para os debates na área dos estudos medievais;

4.2 – As propostas deverão ser enviadas em formato .doc ou .docx através do e-mail signumabrem@gmail.com (Ex: Assunto: Proposta de dossiê – seleção 20XX);

4.3 – Os artigos que compuserem o dossiê deverão seguir rigorosamente as Diretrizes para Autores da revista Signum.

4.4 – Cabe aos autores do artigo e aos organizadores do dossiê (em conjunto com os assessores adhoc especializados) seguir as regras das Diretrizes para Autores;

4.5 – Eventuais negligências das regras dos itens acima poderão acarretar na não publicação do artigo;

4.6 – A composição dos artigos no dossiê deverá corresponder aos critérios de endogenia e distribuição regional da CAPES.

 

  1. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS PROPOSTAS E DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

Para a seleção das propostas serão observados os seguintes critérios:

5.1 – Adequação aos critérios de estrutura e forma, estabelecidos nos itens 2, 3 e 4 deste edital;

5.2 – Em relação aos proponentes: será levada em conta a titulação, o histórico acadêmico (captação de recursos externos e afins), a relação proposta/formação e a experiência em outras publicações científicas;

5.3 – Em relação ao texto da proposta: será considerada a originalidade/viabilidade e o impacto da publicação em termos de distribuição de autores por regiões e países, isto é, propostas que contemplem publicações de artigos em outros países e outros idiomas (espanhol, francês, italiano e inglês) serão priorizadas por contribuírem para a internacionalização da revista;

5.4 – O Conselho Editorial da revista Signum tem autonomia para seleção das propostas, devendo divulgar a lista de classificados em seu portal eletrônico e perfis nas redes sociais até, no máximo, a primeira quinzena de fevereiro de 2024.

5.5 – As propostas que não atenderem aos critérios estabelecidos serão desconsideradas;

*Os organizadores não devem ser autores e nem coautores de artigos no dossiê sob sua edição; sua autoria deve se concentrar na apresentação do dossiê, entrevistas e traduções.

 

  1. DA SELEÇÃO DE ARTIGOS QUE IRÃO COMPOR OS DOSSIÊS CONTEMPLADOS6.

1– A chamada pública para artigos referentes às temáticas será feita pela Revista, através do site oficial, e-mail e redes sociais;

6.2 – Os artigos selecionados para publicação deverão ser INÉDITOS;

6.3 – Os artigos recebidos pelo e-mail oficial ou pelo portal da revista serão encaminhados para avaliação de 2 (dois) pareceristas externos. A avaliação se dará às cegas – seguindo as regras de avaliação dos Artigos Livres da mesma Revista -, portanto sem identificação de autores e pareceristas.

6.4 – Após o processo de avaliação dos artigos por pareceristas externos, o Dossiê passará ainda por uma última avaliação dos organizadores e membros da Comissão Editorial da Revista antes da publicação.

 

  1. DAS RESPOSABILIDADES DOS ORGANIZADORES:

7.1 – Verificar se cada contribuição é original e inédita;

7.2 – Assegurar que o dossiê seja composto de no mínimo 6 e no máximo 15 artigos (ficando sob sua responsabilidade a substituição de artigos no caso de desistências);

7.3 – Informar a Comissão editorial da Revista, com antecedência, a aprovação de resenhas e entrevistas submetidas ao dossiê;

7.4 – Manter contato frequente com os editores da Revista, garantindo que a elaboração do dossiê seja realizada em conformidade com o cronograma e os compromissos pré-estabelecidos;

7.5– Cumprir o prazo para entrega do material do dossiê estipulado no calendário que acompanhará a Carta de Aceite da proposta de Dossiê. Uma vez que essa data seja estabelecida, os organizadores devem ficar atentos para entrega do material, pois uma falha na pontualidade prejudicará a publicação e a divulgação do número, além de causar transtornos ao cronograma da revista;

7.6 – Definir e informar aos editores da revista a ordem em que os artigos do dossiê deverão ser apresentados no sumário da revista;

7.7 – Os organizadores ficarão responsáveis pelo texto de apresentação ao dossiê.

 

  1. EDIÇÃO E PUBLICAÇÃO:

8.1 – Uma vez aprovados os dossiês, será estabelecida a data para a chamada de artigos e sistematização dos prazos para os organizadores entregarem o dossiê. Esse calendário será enviado para os organizadores. Os prazos determinados serão cobrados pela Equipe Editorial e, em caso de descumprimento em reincidência, o dossiê poderá ser cancelado.

8.2 – Os dossiês aprovados serão publicados nos números da Signum, em ordem estabelecida pela Revista. A edição será em versão digital. Reitera-se que os organizadores/proponentes serão responsáveis pela redação de uma apresentação ao dossiê.

Artigos

Política padrão de seção

Práticas religiosas e circulação de mediadores no Medievo

Chamada aberta até 30 de setembro de 2024

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.