Chamada para dossiê "Religiosidade, poder e sociedade no 'Oriente cristão' medieval"
Dossiê "Religiosidade, poder e sociedade no 'Oriente cristão' medieval"
Organizadores:
Prof. Dr. Alfredo Bronzato da Costa Cruz (GEHOC/SEMED-Angra dos Reis/RJ)
Prof. Dr. João Vicente de Medeiros Públio Dias (GEHOC/UNESPAR)
Prof. Dr. Leandro César Santana Neves (LATHIMM-UFRJ/GEHOC/UFRN)
Apresentação:
Conforme observou Peter Brown (2013), a ascensão política e cultural do Cristianismo Ocidental de matriz romana, mais tarde partido no binômio catolicismo “gregoriano”/protestantismo, foi apenas uma variante dentro de um contínuo de possibilidades de inserção deste movimento religioso na história das sociedades. De fato, durante a chamada “Idade Média”, ainda que a noção de um único Cristianismo de matriz romana predomine na historiografia, comunidades que reivindicavam uma origem apostólica desenvolveram suas principais atividades em um amplo e variado espaço geocultural que se estende da Europa Centro-Oriental até o Mar da China e da Etiópia até os limites da influência eslava no Mar do Norte.
Tais atividades foram desenvolvidas dentro de outros arranjos entre sacralidade, poder e cultura que, via de regra, são abordados em menor escala pela medievalística sobretudo lusófona, mas que abrangeram desde a atuação no interior de regimes política e religiosamente mais ou menos hostis ao Cristianismo até alianças entre Igreja e governo diversas daquelas verificadas no mundo euro-ocidental. Elas foram elementos que estruturaram formas variadas de se conceber e interpretar a mensagem e a comunidade de fé cristã, seus ritos, sua governança e suas relações políticas com outras instituições, suas normas e instrumentos de pressão social, suas representações de si e dos outros, seu pensamento teológico e seus mecanismos de resistência, acomodação e/ou expansão.
Partindo de tais pressupostos, este dossiê pretende reunir trabalhos que abordem os entrelaçamentos entre religiosidade, política e práticas socioculturais nas comunidades constitutivas daquilo que se convencionou chamar de “Oriente Cristão”, o qual no presente contexto refere-se especificamente às comunidades cristãs do Oriente Médio, Europa Central e Oriental, África Nilótica, Ásia Menor e outras partes da Ásia, com tradições litúrgicas, teológicas e culturais distintas do Cristianismo de matriz romana, incluindo Igrejas ortodoxas orientais (como a copta, etíope e siríaca), ortodoxas bizantinas (como a grega, a rus e a sérvia) e católicas orientais (como a armênia, a maronita, a caldeia). Busca-se artigos que dialogam com as seguintes temáticas acerca do “Oriente cristão”, mas não somente:
- Cristianismos orientais, hierarquização social e percepção sobre os membros e não-membros da comunidade;
- Relações e tensões entre Igreja e o governo laico;
- Usos do Cristianismo em discursos de legitimação e contestação de autoridades políticas;
- Heresias, dissidências e experiências extra-eclesiásticas;
- Contatos, conexões e conflitos entre o “Oriente cristão” e outras culturas;
- Usos, abusos e apropriações acadêmicas e não-acadêmicas sobre o “Oriente cristão” medieval após a Idade Média.
Prazos:
Submissões: até 15 de julho de 2025.
Publicação: até dezembro de 2025.