Anúncios

  • Chamada para dossiê "Religiosidade, poder e sociedade no 'Oriente cristão' medieval"

    17-01-2025

    Dossiê "Religiosidade, poder e sociedade no 'Oriente cristão' medieval"

    Organizadores: 
    Prof. Dr. Alfredo Bronzato da Costa Cruz (GEHOC/SEMED-Angra dos Reis/RJ)
    Prof. Dr. João Vicente de Medeiros Públio Dias (GEHOC/UNESPAR)
    Prof. Dr. Leandro César Santana Neves (LATHIMM-UFRJ/GEHOC/UFRN)

    Apresentação:
    Conforme observou Peter Brown (2013), a ascensão política e cultural do Cristianismo Ocidental de matriz romana, mais tarde partido no binômio catolicismo “gregoriano”/protestantismo, foi apenas uma variante dentro de um contínuo de possibilidades de inserção deste movimento religioso na história das sociedades. De fato, durante a chamada “Idade Média”, ainda que a noção de um único Cristianismo de matriz romana predomine na historiografia, comunidades que reivindicavam uma origem apostólica desenvolveram suas principais atividades em um amplo e variado espaço geocultural que se estende da Europa Centro-Oriental até o Mar da China e da Etiópia até os limites da influência eslava no Mar do Norte.

    Tais atividades foram desenvolvidas dentro de outros arranjos entre sacralidade, poder e cultura que, via de regra, são abordados em menor escala pela medievalística sobretudo lusófona, mas que abrangeram desde a atuação no interior de regimes política e religiosamente mais ou menos hostis ao Cristianismo até alianças entre Igreja e governo diversas daquelas verificadas no mundo euro-ocidental. Elas foram elementos que estruturaram formas variadas de se conceber e interpretar a mensagem e a comunidade de fé cristã, seus ritos, sua governança e suas relações políticas com outras instituições, suas normas e instrumentos de pressão social, suas representações de si e dos outros, seu pensamento teológico e seus mecanismos de resistência, acomodação e/ou expansão.

    Partindo de tais pressupostos, este dossiê pretende reunir trabalhos que abordem os entrelaçamentos entre religiosidade, política e práticas socioculturais nas comunidades constitutivas daquilo que se convencionou chamar de “Oriente Cristão”, o qual no presente contexto refere-se especificamente às comunidades cristãs do Oriente Médio, Europa Central e Oriental, África Nilótica, Ásia Menor e outras partes da Ásia, com tradições litúrgicas, teológicas e culturais distintas do Cristianismo de matriz romana, incluindo Igrejas ortodoxas orientais (como a copta, etíope e siríaca), ortodoxas bizantinas (como a grega, a rus e a sérvia) e católicas orientais (como a armênia, a maronita, a caldeia). Busca-se artigos que dialogam com as seguintes temáticas acerca do “Oriente cristão”, mas não somente:

     

    1. Cristianismos orientais, hierarquização social e percepção sobre os membros e não-membros da comunidade;
    2. Relações e tensões entre Igreja e o governo laico;
    3. Usos do Cristianismo em discursos de legitimação e contestação de autoridades políticas;
    4. Heresias, dissidências e experiências extra-eclesiásticas;
    5. Contatos, conexões e conflitos entre o “Oriente cristão” e outras culturas;
    6. Usos, abusos e apropriações acadêmicas e não-acadêmicas sobre o “Oriente cristão” medieval após a Idade Média.

    Prazos:
    Submissões: até 15 de julho de 2025.
    Publicação: até dezembro de 2025.

    Saiba mais sobre Chamada para dossiê "Religiosidade, poder e sociedade no 'Oriente cristão' medieval"
  • Próximos números da Signum - Revista da ABREM

    15-01-2025

    Informamos a previsão de publicação dos próximos números da Signum - Revista da ABREM.

    - 2024.2: Artigos, resenhas e documentos represados de fluxo contínuo (fev/2025)

    - 2025.1: Dossiê "Práticas religiosas e circulação de mediadores no Medievo" (mai-jun/2025)

    - 2025.2: Dossiê "Religiosidade, poder e sociedade no 'Oriente cristão' medieval" (dez/2025)

    Saiba mais sobre Próximos números da Signum - Revista da ABREM
  • Informações sobre republicação de números

    10-03-2024

    Informamos aos nossos autores, editores, pareceristas e leitores que os números da Signum - Revista da ABREM estão sendo republicados. Os doze primeiros números, de 2010 a 2015, estão disponíveis e, em breve, os demais ´poderão ser consultados neste site.

    Os números de 2021 a 2024 podem ser consultados no endereço secundário da Signum, no academia.edu: https://independent.academia.edu/signumabrem

    Para acessar o sistema da revista e submeter manuscritos, solicite a criação de login pelo e-mail signumabrem@gmail.com. Devem ser informados: nome completo, e-mail de contato e vinculo institucional.

    Editoria

    Saiba mais sobre Informações sobre republicação de números
  • Chamada para dossiê "Práticas religiosas e circulação de mediadores no Medievo"

    23-01-2024

    Práticas religiosas e circulação de mediadores no Medievo

    Organizadoras:
    Profa. Dra. Maria Cristina Correia Leandro Pereira (Universidade de São Paulo)
    Dra. Aline Benvegnú dos Santos (Université de Rennes 2)

    Apresentação:

    É impossível dissociar aquilo que denominamos como “religião” na Idade Média de suas práticas e do contexto institucional e social que as produzia e no qual circulavam. Objetos, disputas políticas, relações comerciais, por exemplo, estavam entrelaçados a orações, a imagens devocionais, ou, ao menos, à expectativa de um desfecho positivo no post-mortem. A presença cotidiana desses mediadores – materiais ou imateriais – não deve, porém, implicar em uma leitura do Medievo que o entenda como um “tempo de fé”, homogêneo, desprovido de nuances nas práticas religiosas: ao contrário, estas eram permeadas por gradações em seu exercício e pela inventividade de seus agentes, sejam eles indivíduos, coletividades ou instituições. Distante daquela visão estanque, pois, a historiografia que discute os fenômenos religiosos na Idade Média tem, nas últimas décadas, procurado analisar as dinâmicas estabelecidas entre homens e mulheres medievais e o sobrenatural em uma perspectiva que recupere as relações entre as práticas religiosas e as demais dinâmicas sociais.

    Ao estudo das relações entre as práticas religiosas e outros domínios deve-se somar um novo desafio posto pela historiografia recente: o estudo dos fenômenos de circulação/conexão, envolvendo a percepção de povos, doenças, objetos, mercadorias, etc., como elementos que, ao circularem, se metamorfoseiam e influenciam os seus espaços de presença. Compreender a esfera religiosa como meio de circulação comporta a análise da transformação dessas práticas em uma perspectiva georreferenciada, na qual não existe apenas um diálogo vertical com Deus – que, por sua vez, é também um produto e agente de circulação –, mas uma presença geográfica e horizontalizada dos atores das práticas de fé.

    O presente dossiê busca, portanto, agregar estudos que relacionem o estudo de práticas religiosas com a circulação de pessoas, objetos, crenças e dos próprios agentes divinos na Idade Média, jogando luz sobre a influência das práticas religiosas nas dinâmicas de conexão/circulação no Medievo. Desde a circulação de modelos hagiográficos à disseminação de devoções, do deslocamento de profissionais das práticas religiosas à descida dos atores sobrenaturais na Terra, esperamos, através dos estudos de caso, oferecer um exercício de mapeamento das dinâmicas de circulação religiosa, tendo como eixo tanto a circulação horizontal entre homens e mulheres quanto a relação dialógica estabelecida nas dinâmicas de ascese entre os devotos e seus entes de devoção.

    Serão aceitos artigos cujos temas dialoguem com alguma das seguintes temáticas:

    1. Trânsito de objetos, imagens, relíquias e corpos;
    2. Disseminação geográfica de cultos, hagiografias e devoções particulares;
    3. Circulação de topoi hagiográficos e motivos iconográficos;
    4. Análise dos modos de funcionamento dos contatos com o Além: práticas de ascese, êxtase, sonhos, aparições, comunicação com o sagrado, viagens ao Além, etc.;
    5. Contato entre dinâmicas religiosas diversas e convívio entre diferentes culturas.

    A proposta de dossiê se insere no âmbito das atividades realizadas pelo Projeto Temático “Uma história conectada da Idade Média: comunicação e circulação a partir do Mediterrâneo” (Processo FAPESP 21/02912-3) e busca agregar não apenas artigos produzidos pelos pesquisadores vinculados ao projeto, mas expandir a rede para outros colaboradores, tanto brasileiros como estrangeiros.

    Prazo de submissão: 30 de outubro de 2024 (prorrogado!)
    Previsão de publicação: maio/junho de 2025

    Saiba mais sobre Chamada para dossiê "Práticas religiosas e circulação de mediadores no Medievo"