Pecado, Penitência e Ordenamento Social no Romance de Melusina

Autores

  • Flávia Aparecida Amaral Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Romance de Melusina, Pecado, Literatura medieval

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como a noção do pecado é tratada em uma obra do século XIV, o Romance de Melusina ou a História dos Lusignan. A glória e poder alcançados por essa família aparecem como fruto de ações não meritórias, que fazem com que o autor esteja em uma constante tensão ao apresentar tanto a linhagem quanto sua fundadora, Melusina, na condição de pecadora/penitente. Quando discutimos essa característica da história dos Lusignan, percebemos a tensão do próprio autor em relação à figura de Melusina e de sua condição sobrenatural. A partir da natureza da relação de Raimundo e Melusina, casal que protagoniza a história do encontro feérico, aponta-se também para uma ideia de ordenamento social presente na narrativa.

Referências

D’ARRAS, Jean. Mélusine ou La noble Histoire des Lusignan. Nova edição crítica a partir do manuscrito da Biblioteca do Arsenal, com as variantes de todos os manuscritos.Tradução, apresentação e notas de Jean-Jacques Vincensini. Paris: Librarie Général Française, 2003.

CASAGRANDE, C. e VECCHIO, S. “Pecado”. In: LE GOFF, J. e SCHMITT, J. C. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. São Paulo: Imprensa Oficial/Bauru: EDUSC, 2002, vol. 2

BÍBLIA SAGRADA. Gamma Editorial: Rio de Janeiro, 1982.

MULA, S. “Les modèles d’autorité religieuse dans la narration profane (XIIe- XIIe siécle)”. In: ZIMMERMAN, M. (org.) Auctor et auctoritas. Invention et conformisme dans l’écriture médiévale. Paris: École de Chartes, 2001. p.161-173.

CHIFFOLEAU, J. “ ‘Ecclesia de occultis non iudicat’? L’eglise, le secret, l’occulte du XIIe au XVe siècle. In: Micrologus. Nature, sciences and medieval studies. n 14, 2005, p.359-481.

BOVO, C. Filiação, vassalagem e matrimônio no Tistan de Béroul (século XII). Dissertação (Mestrado em História). Departamento de História da Unesp, campus de Franca. Franca, 2004.

FLORI, J. La chevalerie. Paris: Editions Gisserot, 1988.

Downloads

Publicado

03-04-2024

Edição

Seção

Artigos