A morte, o príncipe e o cavaleiro: das ressignificações do encontro com a morte em Poe e Bergmann

Autores

  • Daniele Gallindo Goncalves Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Helvécio Ferreira Furtado Junior Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Recepção do medievo, Dança da Morte, Imagético

Resumo

O presente artigo visa discutir as construções das relações entre os personagens presentes nas obras A máscara da morte vermelha, de Edgar Allan Poe e O sétimo selo, de Ingmar Bergmann. Para tal, faremos uma análise do imagético presente em ambas as obras, imagético este que tem como ponto comum a Dança da Morte, movimento artístico presente na Europa dos séculos XV e XVI. Essas representações serão observadas tanto no sentido da relação da morte com os mortais, quanto no sentido inverso. Os protagonistas de cada obra serão estudados individualmente, bem como suas relações com os demais personagens, antes que sua relação com a morte entre em análise. Ao final, discorreremos sobre a influência das obras na ressignificação da cultura ocidental da morte.

Referências

.

Downloads

Publicado

01-06-2015

Edição

Seção

Artigos