O Rei e o Santo: Tratado Político e Hagiografia em João de Salisbury

Autores

  • André Miatello

Palavras-chave:

Política, igreja, hagiografia

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma leitura cruzada da Vita sancti Anselmi e do Policraticus escritos por João de Salisbury; nosso intuito é alargar o âmbito da discussão em torno da concepção política deste autor e, sobretudo, acerca da concepção política de uma camada precisa da sociedade representada na opinião dos clérigos reformistas do século XII. Graças a essa leitura, percebemos uma específica compreensão política de João de Salisbury que parece pouco conforme à apregoada concepção naturalista de Estado que tende a ver, neste tratadista, uma espécie de iniciador. Além disso, em relação ao período medieval, os estudos políticos não podem descurar os conteúdos, usos e proposições que são encontrados nas chamadas fontes hagiográficas, pois as mesmas geralmente eram gestadas e estavam inseridas nos jogos de poder. No caso de João de Salisbury, hagiografia e tratado político compõem um todo indissociável de doutrinação e defesa de um específico retrato de rei.

Referências

AUVRAY-ASSAYAS, Clara. “Le cosmos et l’éthique du prince: une relecture du ‘De clementia’ de Sénèque et du ‘Songe de Scipion’ de Cicéron”. In: LACHAUD, Frédérique e SCORDIA, Lydwine (org.). Le Prince au miroir de la littérature politique de l’Antiquité aux Lumières. Mont-Saint-Aignan: Publications des Universités de Rouen et du Havre, 2007. p. 19-30.

BUESCU, Ana Isabel. Imagens do Príncipe. Discurso normativo e representação. Lisboa: Edições Cosmos, 1996.

CANNING, Joseph. Histoire de la pensée politique médiévale (300-1450). Trad.: Jacques Ménard. Paris: Éditions Universitaires de Fribourg e Édition du CERF, 2003.

FOREVILLE, Raymonde. L’Église et la Royauté en Angleterre sous Henri II Plantagenet (1154-1189). França (s/l): Bloud e Gay, 1943.

GILSON, Étienne. A filosofia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

GOLINELLI, “Da santi ad eretici. Culto dei santi e propaganda politica tra Due e Trecento”. In: La propaganda politica nel basso medioevo. Atti del XXXVIII Convegno internazionale della Società Internazionale di Studi Francescani. Spoleto: CISAM, 1992.

GUERREAU, Alain. L’avenir d’un passé incertain. Quelle histoire du Moyen Age au XXIe siècle? Paris: Éditions du Seuil, 2001.

MENESTÓ, Enrico. “Vite dei santi e processi di canonizzazione come proposta di un modello di santità”. In: Dalla “sequela Christi” di Francesco d’Assisi all’apologia della povertà.Atti del XVII Convegno internazionale della Società Internazionale di Studi Francescani. Spoleto, CISAM, 1992. p. 31-58.

MIETHKE, Jürgen. “Propaganda politica nel tardo medioevo”. In: La propaganda politica nel basso medioevo. Atti del XXXVIII Convegno storico internazionale del Centro Italiano di Studi sul basso medioevo. Spoleto, 2002. p. 1-28.

SASSIER, Yves. Royauté et idéologie au Moyen Âge. Bas-Empire, monde franc, France (IVe-XIIe siècle). Paris: Armand Colin, 2002.

SENELLART, Michel. As artes de governar. Do regimen medieval ao conceito de governo. São Paulo: Editora 34, 2006.

THELAMON, Françoise. “Constantin: ‘l’empereur cher à Dieu’ selon Eusèbe de Césarée dans la ‘Vita Constantini’”. In: LACHAUD, Frédérique e SCORDIA, Lydwine (org.). Le Prince au miroir de la littérature politique de l’Antiquité aux Lumières. Mont-Saint-Aignan: Publications des Universités de Rouen et du Havre, 2007. p. 31-44.

Downloads

Publicado

27-02-2024

Edição

Seção

Artigos