Vamos Jogar: metodologias ativas e gamificação em uma experiência no ensino de Idade Média

Autores

  • Marta de Carvalho Silveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rodrigo dos Santos Rainha Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Ensino de História Medieval, metodologias ativas, jogos

Resumo

Em função da pandemia organizamos uma disciplina eletiva que foi ministrada de forma virtual, através da AVA-UERJ, para os alunos do curso de Graduação em História da UERJ, no ano de 2020. Nosso objetivo com esse curso era explorar as potencialidades do uso de filmes e games para o ensino da História Medieval na educação básica. Neste trabalho que aqui apresentamos reunimos algumas reflexões no âmbito teórico-metodológico histórico e pedagógico realizadas por nós, e propostas aos nossos alunos, nas quais baseamos o nosso curso. Além disso, relatamos aqui, de forma um tanto etnográfica, nossa experiência com os alunos e os produtos finais por eles desenvolvidos.

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Publicado

27-06-2024

Edição

Seção

Artigos