As vozes dos mortos em Guimarães (século XIV):
a possessão como um problema histórico
Resumo
Trata-se de analisar casos de possessão pelos espíritos dos mortos a partir de um livro de milagres na Idade Média em Portugal com o objetivo de desconstruir as práticas de interpretação consolidadas pela historiografia, visando a compreensão mais adequada e desencantada de rituais do cristianismo medieval.
Referências
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Inquisição de Lisboa, Processo 6306, fl. 8-24v.
MARTINO, Ernesto de. Crise da presença e reintegração religiosa. Tradução de Daniel A. R. Pereira. Campos, v. 24, n. 1/2, p. 180-197, jan./dez. 2023; MARTINO, Ernesto de. Storicismo e irrazionalismo nella storia delle religioni. Studi e Materiali di Storia delle Religioni, v. 28, n. 1, p. 89-107, 1957. MARTINO, Ernesto. La terra del rimorso. Contributo a uma storia religiosa del Sud. Milano: Il Saggiatore, 1976, p. 194-195; MARTINO, Ernesto de. La fine del mondo. Contributo all’analisi delle apocalissi culturali. Torino: Einaudi, 2019, p. 401-404.
Cf. para tanto, MARQUES, A. H. de Oliveira. Daily life in Portugal in the Middle Ages. Madison: The University of Wisconsin Press, 1971, p. 269-282; TAVARES, Maria José P. F. Pobreza e morte em Portugal na Idade Média. Lisboa: Editorial Presença, 1989, p. 63-100; BEIRANTE, Maria Ângela. Territórios do sagrado. Crenças e comportamentos na Idade Média em Portugal. Lisboa: Edições Colibri, 2011, p. 9-84.
MARTINS, Mário. “O livro dos milagres de Nossa Senhora de Oliveira” de Afonso Peres. Século XIV. Introdução e texto. Separata do volume LXIII da Revista de Guimarães. Guimarães: 1953, p. 5-26; MARTINS, Mário. Peregrinações e livros de milagres da nossa Idade Média. Lisboa: Edições Brotéria, 1957, p. 173-175.
MATTOSO, José. “Saúde corporal e saúde mental na Idade Média portuguesa”. In: Fragmentos de uma composição medieval. Lisboa: Estampa, 1987, p. 233‑252 .
FERNANDES, Cristina Célia Oliveira. O livro dos milagres de Nossa Senhora da Oliveira de Guimarães. Revista de Guimarães, Guimarães, 109, p. 217-231, 1999.
ROSA, Maria de Lurdes. Santos e demónios no Portugal medieval. Porto: Fio da Palavra, 2010, p. 107-158.
CACIOLA, Nancy Mandeville. Afterlives. The return of the dead in Middle Ages. Ithaca: Cornell University Press, 2016, p. 330-345.
GONÇALVES, Arthur Filipe dos Santos. Pandemónios: Casos de Possessão demoníaca no Portugal Medieval. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, p. 45-93.
FERNANDES, Cristina Célia Oliveira. O livro dos milagres..., respectivamente, p. 242; 248; 266; 269; 279; 282; 289; 274.
ROSA, Maria de Lurdes. Santos e demónios, p. 112-113.
Ibidem, p. 108-109.
FERNANDES, Cristina Célia Oliveira. O livro dos milagres, p. 282.
ROSA, Maria de Lurdes. Santos e demónios, p. 126.
CACIOLA, Nancy. “Spirits seeking bodies: death, possession and comunal memory in the Middle Ages”. In: GORDON, Bruce; MARSHALL, Peter (Org.). The place of the dead. Death and remembrance in Late Medieval and Early Modern Europe. Cambridge: Cambridge University Press, 2000, p. 73. Tradução minha.
CACIOLA, Nancy Mandeville. Afterlives, p. 319.
Ibidem, p. 320.
Ibidem, p. 321.
A bibliografia é extensa. Cf., para a Idade Média, CHAVE-MAHIR, Florence. L’Exorcisme des Possédés dans l’Eglise d’Occident (Xe–XIVe siècle), Turnhout: Brepols, 2011. Para a Época Moderna, cf. LEVACK, Brian. The devil within. Possession and exorcism in Christian West. Yale University Press: New haven and London, 2013; SLUHOVSKY, Moshe. Believe not every spirit. Possession, Mysticism and Discernment in Early Modern Catholicism. Chicago: The University of Chicago Press, 2007; e de Vincenzo Lavenia, os vocábulo “Esorcismo” e “Possessione” em LAVENIA, Vincenzo; PROSPERI, Adriano; TEDESCHI, John. (Dir.) Dizzionario storico dell’Inquisizione. Pisa: Edizioni della Normale, 2010, vol. II, p. 549-554; p. 1245.
Ibidem, p. 321.
Ibidem, p. 334.
BOULAESE, Jean. “L’abregee histoire du grand Miracle par Nostre Seigneur Jesu Christe en la saincte Hostie du Sacrement de l’Autel, faict a Laon, 1566”, In: ______. Le Thresor et entiere histoire de la triomphante victoire du corps de Dieu sur l’esprit maling Beelzebub, obtenuë a Laon l’an mil cinq cens soixante six, Paris: Nicolas Chesneau, 1578, pp. 2-8.
Inquisição de Lisboa, processo 6101, fl. 6v.
Uma análise minuciosa deste caso de possessão encontra-se em SARTIN, Philippe Delfino. Possessão demoníaca e exorcismos em Portugal (1690-1760), Tese (Doutorado em História), Universidade de São Paulo, 2019, p. 23-107.
GINZBURG, Carlo, História noturna. Decifrando o sabá. São Paulo: Companhia das Letras, 2012 (sobretudo a segunda parte do livro). A melhor análise da recepção ao livro, até o momento, é de ERMACORA, Davide. “Invariant cultural forms in Carlo Ginzburg’s «Ecstasies»: A thirty-year retrospective”, Historia religionum 9 (2007): 69-94. O melhor debate está em PRESEZZI,Cora. (Org.) Streghe, sciamani, visionari. In margine a Storia Notturna di Carlo Ginzburg. (Roma: Viella, 2020).
PÓCS, Eva. “Possession Phenomena, Possession-systems. Some East-Central European Examples”. In: KLANICZAY, Gábor; PÓCS, Eva. (Org.) Communicating with Spirits. Demons, Spirits, Witches, v. 1. Budapest: Central European University Press, 2005, p. 109-110.
Ibidem, p. 132.
Uma análise dos argumentos e do método de Ginsburg, assim como da validade do conceito de xamanismo na cultura popular portuguesa da Época Moderna, cf. SARTIN, Philippe Delfino. “Um xamã no Santo Ofício português? Revisitando o processo de Amaro Fernandes (1659-1660).” In: Angelo Adriano Faria de Assis; Bruno Feitler; Daniela Buono Calainho; Ronaldo Vainfas; Susana Bastos Mateus; Yllan de Mattos.. (Org.). A Inquisição Portuguesa: 200 anos depois. 1ed.Lisboa: Edições da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, 2023, v. 1, p. 197-214.
PÓCS, Eva. “Possession Phenomena, p. 112.
PAIVA, José Pedro. Bruxaria e superstição num país sem caça às bruxas. Lisboa: Editorial Notícias, 2002, p. 140.
A obra que melhor vulgarizou a ideia de xamanismo no Ocidente foi, sem dúvida, ELIADE, Mircea. Le chamanisme et les techniques archaïques de l’extase. Paris: Payot, 1968. Para uma análise histórico-religiosa do conceito, cf. o ótimo livro de BOTTA, Sérgio. Dagli sciamani allo sciamanesimo. Discorsi, credenze, pratiche. Roma: Carocci Editore, 2018.
SARTIN, Philippe Delfino. E indo a Carvalho, de la veyo boa: os exorcismos numa paróquia portuguesa durante o século XVIII. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, v. 32, p. 35-58, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14195/2182-7974_32_2_2
CHAVE-MAHIR, Florence. L’Exorcisme des Possédés, p. 35-39; NICOLOTTI, Andrea. Esorcismo Cristiano e Possessione Diabolica tra II e III Secolo. Turnhout: Brepols, 2011, p. 31-38.
RITUALE ROMANUM. Pauliu Pont. Max. Editio novissima. Paris: Societatem Typographicam Librorum Officis Ecclesiastic., 1623, p. 334-374. Sobre os ritos de exorcismo e o seu vocabulário, cf. YOUNG, Francis. A history of exorcism in Catholic Christianity. London: Palgrave MacMillan, 2016.
Cf. o excelente artigo de RENOUX, Christian. “Du statut de l'obsession chez les démonologues (XVe-XVIIe siècles)”. In: BAGLIANI, Agostino P. et. alii. Sorcières et démons (15e-17e s.). Firenze: SISMEL 2016, mas também SLUHOVSKY, Moshe. Believe not every spirit, p. 233-264.
JOHNSON, Paul Christopher. “An Atlantic Geneology of ‘Spirit Possession’”. Comparative Studies in Society and History 53, no. 2 (2011): 393-425.
Cf. sobre as religiões afrobrasileiras, SCHMIDT, Bettina. “Spirit Possession in Brazil: The Perception of the (Possessed) Body”. Anthropos, 2014, Bd. 109, H. 1. (2014), pp. 135-147.
BENEDUCE, Roberto. L’histoire au corps. Mémoires indociles et archives du dédordre dans les cultes de possession en Afrique. Fribourg: Academic Press Fribourg, 2016; BODDY, Janice. Spirit possession beyond strumentality. Annual Review of Anthropology, Vol. 23 (1994), pp. 407-434; BOURGUIGNON, Erika. “World distribuition and patterns of possession states”, In: PRINCE, Raymond (Org.) Trance and possession states. Canada: R. M. Bucke Memorial Society, 1968, pp. 3-34. CRAPANZANO, Vincent. “Introduction”, In: CRAPANZANO, Vincent; GARRISON, Vivian (Org.) Case studies in spirit possession. New York: Wiley, 1977, pp. 1-40.
Cf. por exemplo, AGNOLIN, Adone. História das religiões, p. 68-77; POMPA, Cristina. Ernesto De Martino e o percurso italiano da antropologia. Horizontes Antropológicos, 28(62), p. 317-349, 2022. https://doi.org/10.1590/S0104-71832022000100010; cf. recentemente, o dossiê Entre prantos, possessões e mordidas: a questão religiosa em Ernesto de Martino, organizado por Marcus Barreto e Cristina Pompa na revista Campos, v. 24, n. 1/2, jan./dez. 2023. Disponível em: HTTP://DX.DOI.ORG/10.5380/CRA.V24I1.92178
MARTINO, Ernesto de. Crise da presença e reintegração religiosa, p. 189.
MARTINO, Ernesto. La terra del rimorso, p. 195.
MANCINI, Silvia. La religione come “tecnica”. Riflessioni storico-religiose sull’efficacia di alcune pratiche psicocorporee che utilizzano la dissociazione psichica in situazione rituale. Studi e Materiali di Storia Religiosa, n. 84, v. 1, p. 269, 2018.
TAMBIAH, Stanley Jeyaraja. Cultura, pensamento e ação social. Uma perspectiva antropológica. Petrópolis: Vozes, 2018, p. 138.
CRAPANZANO, Vincent. “Introduction”, p. 10.
MARTINO, Ernesto de. Morte e pianto rituale. Dal lamento funebre antico al pianto di Maria. Torino: Einaudi, 2021, p. 119.
MARTINO, Ernesto de. Crise da presença e reintegração religiosa, p. 189.
TAMBIAH, Stanley Jeyaraja. Cultura, pensamento e ação social, p. 64.
CHAVE-MAHIR, Florence. L’Exorcisme des Possédés, p. 155.
LEVACK, Brian. The devil within, p. xv.
SLUHOVSKY, Moshe. Believe not every spirit, p. 90.
FERNANDES, Cristina Célia Oliveira. O livro dos milagres, p. 248.
MATTOSO, José. “Saúde corporal e saúde mental, p. 247.
ROSA, Maria de Lurdes. Santos e demónios, p. 128-129.
BASSI, Francesca; TAVARES, Fátima. “Efeitos, símbolos e crenças. Considerações para um começo de conversa”. In: BASSI, Francesca; TAVARES, Fátima (Org.), Para além da eficácia simbólica: estudos em ritual, religião e saúde. Salvador: EDUFBA, 2013, p. 23.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Signum (Associação Brasileira de Estudos Medievais. Online)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.