O sarcófago de Constantina e a circulação das imagens da vindima nos sarcófagos romanos tardoantigos
Palavras-chave:
Santa Costanza, Santa Inês, mausoléuResumo
Com a importante função de abrigar os restos mortais de alguém, os sarcófagos romanos continham, em suas faces externas, espaços convidativos à ornamentação. Na cultura romana dos séculos II a IV d.C., essas superfícies visíveis receberam esculturas em relevo com diversas temáticas, dentre as quais se destacou o tema da vindima e processamento das uvas para a produção vinícola. Tendo como objeto de partida o sarcófago de Constantina, um luxuoso exemplar produzido no início do século V, temos como objetivo compreender os motivos da grande circulação desse tema iconográfico em contexto funerário, que se inicia com os sarcófagos dionisíacos na região da Ática, no século II, e se estende até o século V em Roma.
Referências
ADAM, J. P. Roman Building: Materials and Techniques. Trad. A. Mathews, Bloomington, 1994.
BOLLANDUS, Johannes. ACTA SANCTORUM quotquot toto orbe coluntur, vel a catholicis scriptoribus celebrantur. V. Palmé, 1863.
BROWN, Peter. The Cult of the Saints: Its Rise and Function in Latin Christianity. Chicago: University of Chicago Press, 1981.
CESENATE, Pasquale Massi. Indicazione antiquaria del pontificio museo Pio-Clementino in Vaticano: stesa da Pasquale Massi Cesenate, custode del museo stesso. Roma: Presso i Lazzarini, 1792.
DE ROSSI, Giovanni Battista. Musaici cristiani e saggi di pavimenti delle chiese di Roma anteriori al sec. XV, Roma, 1899.
DUCHESNE, Louis. (ed.). Le Liber Pontificalis: Texte, Introduction et commentaire. Paris, 1886-92.
DUVAL, Yves-Marie. L'originalité du De virginibus dans le mouvement ascetique occidental: Ambroise, Cyprien, Athanase. Ambroise de Milan: Dix études. Paris, 1974.
DUVAL, Yvette. Auprès des saintes, corps et âme: L'inhumation 'ad sanctos' dans la chrétienté d'Orient et d'Occident du III au VII siècle. Études augustiniennes. Paris, 1988.
FASOLA, Umberto M. Indagini nel sopraterra della catacomba di S. Callisto. Rivista di archeologia Cristiana, 56, 1980.
FERRUA, Antonio. Sul battistero di S. Costanza, Vetera Christianorum, XIV, 1977.
FRUTAZ, Amato Pietro. Il complesso monumentale di Sant’Agnese. Roma: Officina Poligrafica Laziale, 1976.
GARRUCCI, Raffaele. Storia della Arte Cristiana nei primi otto secoli della Chiesa. Prato, 1887.
GRABAR, André. Martyrium, recherches sur le culte des reliques et l’art chrétien antique. Paris: Collège de France, 1946.
GUYON, Jean; STRÜBER, Lothar; MANACORDA, Daniele. Recherches autour de la basilique constantinienne des Saints Pierre et Marcellin sur la via Labicana à Rome: le mausolée et l'enclos au nord de la basilique. Mélanges de l'École française de Rome. Antiquité, tome 93, n°2. 1981.
KHATCHATRIAN, Armen. Origine et typologie des baptistères paléochrétiens. Mulhouse: Centre de Culture Chrétienne, 1982.
KINNEY, Dale. The Triconch Sanctuaries of Sohag. GABRA, Gawdat; TAKLA, Hany N. (ed.). Christianity and Monasticism in Upper Egypt, vol. 1. Cairo: American University in Cairo Press, 2008.
KIRSCH, Johann Peter. St. Agnes of Rome. Catholic Encyclopedia, V. 1, 1913.
KLEINBAUER, Eugene W. Antioch, Jerusalem, and Rome: The Patronage of Emperor Constantius II and Architectural Invention. Gesta, Vol. 45, No. 2, 50th Anniversary of the International Center of Medieval Art, 2006.
KRAUTHEIMER et al. Corpus basilicarum cristianarum Romae. Vol. 2. Città del Vaticano: Pontificio Istituto di Archeologia Romana, 1959.
KRAUTHEIMER, Richard. Studies in Early Christian, Medieval and Renaissance Art. New York, 1960.
KRAUTHEIMER, Richard. Rome: Profile of a City, 312-1308. Princeton: Princeton University Press, 1980.
KRAUTHEIMER, Richard. Intorno alla fondazione di San Paolo fuori le mura. Rendiconti della Pontificia Accademia Romana di Archeologia. Rendiconti. LII – LIV, 1982.
KRAUTHEIMER, Richard. Three Christian Capitals. Topography and Politics. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 1983.
KRAUTHEIMER, Richard. Early Christian and byzantine architecture. New Haven: Yale University Press, 1986.
KRAUTHEIMER, Richard. The Ecclesiastical Building Policy of Constantine. Macerata: Università degli studi di Macerata, 1993.
LANCIANI, Rodolfo Amadeo. Storia degli scavi di Roma e notizie intorno le collezioni romane di antichità: Volume primo, 1000-1530. Roma: Ed. Quasar, 1989.
MACKIE, Gillian. Symbolism and Purpose in an Early Christian Martyr Chapel: The Case of San Vittore in Ciel D'Oro, Milan. Gesta, vol. 34, no. 2, 1995.
MACKIE, Gillian. A new look at the patronage of Santa Costanza. Byzantion, Vol. 67, No. 2. Leuven: Peeters Publishers, 1997.
MANGO, Cyril. Constantine's Mausoleum and the Translation of Relics. Byzantinische Zeitschrift, 83, 1990.
MARCELINUS, Ammianus. Rerum gestarum libri, XIV, 11.6 (Constantina) e XXI, 1.5 (Helena).
MARCELINUS, Ammianus. The Later Roman Empire (354 – 378). Ed. e trad. W. Hamilton. New York, 1986.
PIETRANGELI, Carlo. La provenienza delle sculture dei Musei Vaticani, I. Bullettino dei Monumenti, Musei e Gallerie Pontifice, VII, 1987.
RICE, Louise. The Altars and Altarpieces of New St. Peter's. Outfitting the Basilica, 1621-1666. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
STANLEY, David. New Discoveries at Santa Costanza. Dumbarton Oaks Papers, Vol. 48, 1994.
STANLEY, David J. Santa Costanza: History, Archaeology, Function, Patronage and Dating. Arte Medievale 3, 2004.
STERN, Henri. Le calendrier de 354. Étude sur son texte et ses illustrations. Bibliothèque archéologique et historique de l'Institut français d'Archéologie de Beyrouth, LV. Paris, 1953.
VALADIER, Giuseppe e CANINA, Luigi. Aggiunte e correzioni all'opera sugli edifici antichi di Roma dell'arch. A. Desgodetz. Roma, 1843.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Signum (Associação Brasileira de Estudos Medievais. Online)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.