Animais malévolos na exegese visual do Apocalipse.

Iluminuras do Comentário ao Apocalipse do Beato de Liébana – Códice Lorvão (século XII).

Autores

  • Raquel de Fátima Parmegiani Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Comentário ao Apocalipse, Beato de Liébana, manuscritos iluminados.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a representação dos animais malignos em um dos códices iluminados do Comentário ao Apocalipse, atribuído ao monge hispânico Beato de Liébana (730-785) – Códice de Lorvão (1189). Traremos aqui de duas práticas culturais que se cruzam dentro desse códice, a escrita e a imagem, e de como a apropriação dos animais pela exegese apocalíptica se estrutura dentro dos arranjos figurativos dessas iluminuras. Estaremos atentos aos aspetos materiais da inserção da miniatura na página, a estrutura, o arranjo relativo dos elementos figurativos, seres humanos e animais, seu tamanho, seus gestos, a escolha e distribuição de cores os modos de inserção de escritos na imagem e inversamente a relação entre imagem e texto que acompanha ou introduz.

Referências

BASCHET, Jérôme. "l’image-objet", in: SCHMITT, Jean-Claude et BASCHET, Jérôme. L'image. Fonctions et usages des images dans l'Occident médiéval. Paris: Le Léopard d'Or, 1996, p. 7-26.

BEATO DE LIÉBANA. Comentario al Apocalipsis. In: Obras completas y complementarias (ed. de Juan ECHEGARAY, et. al), Madrid, Biblioteca de Autores Cristianos, 2004.

BEATO DE LIÉBANA. Commentarium in Apocalypsin. Cópia ilustrada do Mosteiro de S. Mamede do Lorvão, códice 44. Http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4381091

BIBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Vozes, 2002.

CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Unesp, 2014.

CHARTIER, Roger. A história cultura: entre práticas e representações. Algé: Editora Difel, 2002.

CHARTIER, Roger. Inscrever e Apagar: cultura escrita e literalidade. São Paulo: UNESP, 2007.

MIRANDA, Adelaide M. & MIRANDA Maria J. M. Secrets et découvertes en couleur dans les manuscrits enluminés. Maria Adelaide & MIGUÉLEZ CAVERO, Alice. Portuguese studies on medieval illuminated manuscripts. Barcelona-Madrid: Fondation Calouste Gulbenkian, 2014, pp. 1-29;.

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. Los animales en los Beatos. Representación, Materialidad y retórica visual de su fauna Apocalíptica (ca. 900 – 1248). Buenos Aires: Miño y Dávila Editores, 2022.

CONSIGLIERI, Nadia Mariana. Animalia y discursos apocalípticos en los programas artísticos regios de Fernando i y Alfonso VI (siglos XI-XII). Temas Medievales. nº. 24 2016, pp. 45-73.

DIAS, Ana de Oliveira. Commentarium in Apocalypsin: o número e a forma geométrica na tradição simbólica das ilustrações do “Beato” de São Mamede de Lorvão. (Mestrado) Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lisboa, 2012. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/6913

ECO, Umberto. Arte e Beleza a Estética Medieval. Rio de Janeiro: Editora Record, 2010.

ECO, Umberto. Da árvore ao labirinto. Estudos sobre o signo e a intepretação. Rio de Janeiro: Editora Record, 2013

EMMERSON, Richard k. & MCGINN, Bernard. The Apocalypse in the Middle Ages. Cornell University Press, New York, 1992.

HILÁRIO, Franco Junior. Os três dedos de Adão. Ensaios de Mitologia Medieval. São Paulo: Edusp: 2010.

ISIDORO DE SEVILLA. Etimologías. Madrid, Biblioteca de Autores Cristianos, 2009.

FAVORETO, F. P. Beatus de Fernando I e Sancha: símbolo de poder e riqueza na Espanha do século XI. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL UFES/UNIVERSITÉ PARIS-EST/UNIVERSIDADE DO MINHO, 2011, Vitória. Anais do III Congresso Internacional Ufes/Université Paris-Est/Universidade do Minho, 2011. ISBN: 22373616

KERMODE, Frank. O cânone. In: ALTER, Robert e KERMODE, Frank (Coord.). Guia Literário da Bíblia. São Paulo: Editora Unesp, 1997, pp.641-652.

MATTER, E. ANN. The Apocalypse in the early Medieval Exegesis. EMMERSON, Richard k. & MCGINN, Bernard. The Apocalypse in the Middle Ages. Cornell University Press, New York, 1992, pp. 38-50.

MCGINN, Bernard. Introduction. John’s Apocalypse and the Apocalyptic Mentality. In: EMMERSON, Richard k. & MCGINN, Bernard. The Apocalypse in the Middle Ages. Cornell University Press, New York, 1992, pp. 3-19.

EMMERSON, Richard. Apocalypse Iluminated. The Visual Exegesis of Revelation in Medieval Illustrated Manuscripts. Pennsylvania: The Pennsylvania States University Press, 2018.

FREDRIKESEN. Paula. Tyconius and Agustine. EMMERSON, Richard k. & MCGINN, Bernard. The Apocalypse in the Middle Ages. Cornell University Press, New York, 1992, pp. 20-37.

MIRANDA, Adelaide M. & MIRANDA Maria J. M. Secrets et découvertes en couleur dans les manuscrits enluminés. MIRANDA, Maria Adelaide & MIGUÉLEZ CAVERO, Alice. Portuguese studies on medieval illuminated manuscripts. Barcelona-Madrid: Fondation Calouste Gulbenkian, 2014, pp. 1-29.

PARRKES, Parkes. Ler, escrever, interpretar o texto. Práticas monásticas na Alta Idade Média. In: CAVALLO, Guglielmo e CHARTIER, Roger. História da leitura no Ocidente. Vol.1, São Paulo: Editora Ática, 2002, pp. 103-122.

PASTOUREAU, Michel. Bestiaires du Moyen Âge. Paris: Éditions du Seuil, 2011.

PEREIRA, Maria Cristina Correia L. A arquitetura no/do livro na antiguidade tardia: a ornamentação dos primeiros códices cristãos latinos. História (São Paulo) v.36, e4, 2017.

ROCHA, J. M. G. D. S. L'Image dans le Beatus de Lorvão: figuration, composition et visualité dans les enluminures du Commentaire de l'Apocalypse attribué au scriptorium du monastère de São Mamede de Lorvão-1189 (Tese de doutorado). Université libre de Bruxelles, Faculté de Philosophie et Lettres – Histoire, Arts et Archéologie, Bruxelles, 2008.

Disponible:https://dipot.ulb.ac.be/dspace/bitstream/2013/210535/8/10d58003-8872-4641-9a6b-6ac006c5b99e.txt

RUCQUOI, Adeline. La percepcion de la naturaleza en la Alta Edad Media. SABATÉ, Flocel. Natura i desenvolupament. El medi ambient a l’Edat Mitjana. Càtedra d’Estudis Medievals Comtat d’Urgell, Balaguer, 2007, pp.73-98,

SOARES, Paulo R. Núñez. Os monstros na cultura medieval . Revista Signum, 2011, vol. 12, n. 2, pp. 180-210.

SCHMITT, Schmitt Jean-Claude. La culture de l'imago. In: Annales. Histoire, Sciences Sociales. 51ᵉ année, N. 1, 1996. pp. 3-36.

SCHMITT, Jean-Claude. Le miroir du canoniste. Les images et le text dans un manuscrit médiéval. Annales ESC, 48/6, 1993, p. 1471-1495, p. 1475.

SCHMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. Bauru: 2007.

WILLIAMS, Jonh & MARTIN, Therese. Visions of the End in Medieval Spain Catalogue of Illustrated Beatus Commentaries on the Apocalypse and Study of the Geneva Beatus. Amsterdam: Amsterdam University Press B.V., 2017.

WILLIAMS, J. The Illustrated Beatus. Corpus of Illustrations of the Commentary on the Apocalypse. Vol. 1: Introduction. London: Harvey Miller Publishers, 1994

WILLIAMS, John. Purpose and imagery in the Apocalypse Commentary of Beatus of Liébana. EMMERSON, Richard k. & MCGINN, Bernard. The Apocalypse in the Middle Ages. Cornell University Press, New York, 1992, pp. 217-233.

VOISENT, Jacques. Bêtes et hommes dans les monde medieval. Les Bestiaire des clercs du V au XII siécle. Turnhout, Belgica: Brepols Publishers, 1993.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Práticas religiosas e circulação de mediadores no Medievo (2025.1)