A didática do neomedievalismo
fornecendo uma base teórico-metodológica para seu uso como ferramenta de ensino no âmbito da educação básica brasileira
Palavras-chave:
Ensino de História, Neomedievalismo, Estudos medievaisResumo
Nosso objetivo com este artigo é fornecer uma base teórico-metodológica para o uso do neomedievalismo – entendido como as diferentes maneiras pelas quais a Idade Média é apropriada por períodos históricos posteriores – como ferramenta didática no âmbito do ensino básico brasileiro. Para tanto, organizamos o texto em três partes. Na primeira, faremos uma introdução crítica ao campo de estudos do neomedievalismo, abordando sua história e diferentes definições para, em seguida, eleger aquela que mais se adequa aos nossos propósitos. Na segunda, realizaremos uma discussão teórica baseada, sobretudo, nas reflexões de Boaventura de Sousa Santos (2007), de maneira a propor uma relação significativa entre estudos medievais e neomedievalismo. Por fim, empreenderemos uma análise do neomedievalismo em três livros didáticos do ensino básico, na intenção de realizar um balanço crítico da maneira como ele vêm sendo empregado, apontando suas ausências, presenças e potências.
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