Chamada para dossiê "Religiosidade, poder e sociedade no 'Oriente cristão' medieval"
Dossiê "Religiosidade, poder e sociedade no 'Oriente cristão' medieval"
Organizadores:
Prof. Dr. Alfredo Bronzato da Costa Cruz (GEHOC/SEMED-Angra dos Reis/RJ)
Prof. Dr. João Vicente de Medeiros Públio Dias (GEHOC/UNESPAR)
Prof. Dr. Leandro César Santana Neves (LATHIMM-UFRJ/GEHOC/UFRN)
Apresentação:
Conforme observou Peter Brown (2013), a ascensão política e cultural do Cristianismo Ocidental de matriz romana, mais tarde partido no binômio catolicismo “gregoriano”/protestantismo, foi apenas uma variante dentro de um contínuo de possibilidades de inserção deste movimento religioso na história das sociedades. De fato, durante a chamada “Idade Média”, ainda que a noção de um único Cristianismo de matriz romana predomine na historiografia, comunidades que reivindicavam uma origem apostólica desenvolveram suas principais atividades em um amplo e variado espaço geocultural que se estende da Europa Centro-Oriental até o Mar da China e da Etiópia até os limites da influência eslava no Mar do Norte.
Tais atividades foram desenvolvidas dentro de outros arranjos entre sacralidade, poder e cultura que, via de regra, são abordados em menor escala pela medievalística sobretudo lusófona, mas que abrangeram desde a atuação no interior de regimes política e religiosamente mais ou menos hostis ao Cristianismo até alianças entre Igreja e governo diversas daquelas verificadas no mundo euro-ocidental. Elas foram elementos que estruturaram formas variadas de se conceber e interpretar a mensagem e a comunidade de fé cristã, seus ritos, sua governança e suas relações políticas com outras instituições, suas normas e instrumentos de pressão social, suas representações de si e dos outros, seu pensamento teológico e seus mecanismos de resistência, acomodação e/ou expansão.
Partindo de tais pressupostos, este dossiê pretende reunir trabalhos que abordem os entrelaçamentos entre religiosidade, política e práticas socioculturais nas comunidades constitutivas daquilo que se convencionou chamar de “Oriente Cristão”, o qual no presente contexto refere-se especificamente às comunidades cristãs do Oriente Médio, Europa Central e Oriental, África Nilótica, Ásia Menor e outras partes da Ásia, com tradições litúrgicas, teológicas e culturais distintas do Cristianismo de matriz romana, incluindo Igrejas ortodoxas orientais (como a copta, etíope e siríaca), ortodoxas bizantinas (como a grega, a rus e a sérvia) e católicas orientais (como a armênia, a maronita, a caldeia). Busca-se artigos que dialogam com as seguintes temáticas acerca do “Oriente cristão”, mas não somente:
- Cristianismos orientais, hierarquização social e percepção sobre os membros e não-membros da comunidade;
- Relações e tensões entre Igreja e o governo laico;
- Usos do Cristianismo em discursos de legitimação e contestação de autoridades políticas;
- Heresias, dissidências e experiências extra-eclesiásticas;
- Contatos, conexões e conflitos entre o “Oriente cristão” e outras culturas;
- Usos, abusos e apropriações acadêmicas e não-acadêmicas sobre o “Oriente cristão” medieval após a Idade Média.
Prazos:
Submissões: até 15 de julho de 2025.
Publicação: até dezembro de 2025.
Title: Religiosity, Power, and Society in the Medieval “Christian East”
Special issue editors:
Prof. Dr. Alfredo Bronzato da Costa Cruz (SEMED-Angra dos Reis/RJ)
Prof. Dr. João Vicente de Medeiros Públio Dias (UNESPAR)
Prof. Dr. Leandro César Santana Neves (UFRN)
Introduction:
As Peter Brown (2013) observed, the political and cultural rise of Western Christianity of Roman origin, later broken into the binomial “Gregorian” Catholicism/Protestantism, was just one variant within a continuum of possibilities for the insertion of this religious movement into the history of societies. In fact, during the so-called “Middle Ages”, even though the notion of a single Roman Christianity predominates in historiography, communities claiming an apostolic origin developed their main activities in a wide and varied geocultural space stretching from Central Eastern Europe to the China Sea and from Ethiopia to the limits of Slavic influence in the North Sea.
These activities were developed within other arrangements between sacredness, power and culture which, as a rule, are dealt with on a smaller scale by the Medieval Studeis, especially in Portuguese-speaking countries, but which ranged from acting within regimes that were politically and religiously more or less hostile to Christianity to alliances between Church and government that were different from those seen in the Euro-Western world. They were elements that structured different forms of conceiving and interpreting the message and the Christian faith community, its rites, its governance and its political relations with other institutions, its norms and instruments of social pressure, its representations of itself and of others, its theological thinking and its mechanisms of resistance, accommodation and/or expansion.
Based on these assumptions, this dossier aims to bring together works that address the intertwining of religiosity, politics and socio-cultural practices in the communities that make up what has come to be called the “Christian East”, which in this context refers specifically to Christian communities in the Middle East, Central and Eastern Europe, Nilotic Africa, Asia Minor and other parts of Asia, with liturgical, theological and cultural traditions distinct from Roman Christianity, including Eastern Orthodox (such as Coptic, Ethiopian and Syriac), Byzantine Orthodox (such as Greek, Rus and Serbian) and Eastern Catholic Churches (such as Armenian, Maronite and Chaldean). We are looking for articles that engage with the following themes about the “Christian East”, but not only:
- Eastern Christianity, social hierarchization and perception of community members and non-members;
- Relations and tensions between the Church and the secular government;
- Uses of Christianity in discourses of legitimization and contestation of political authorities;
- Heresies, dissent and extra-ecclesiastical experiences;
- Contacts, connections and conflicts between the “Christian East” and other cultures;
- Academic and non-academic uses, abuses and appropriations of the medieval “Christian East” after the Middle Ages
Submission deadline: July 15, 2025
Publication forecast: december 2025